Projeto de Peter Zumthor para o LACMA recebe apenas 5% de aprovação do público

Uma recente pesquisa conduzida pela The Citizens’ Brigade to Save LACMA, uma organização civil para salvar o museu LACMA, em Los Angeles, mostrou que apenas 5% da população é a favor da construção do projeto de Peter Zumthor, enquanto que 50% aprova a renovação dos edifícios existentes.

Uma pesquisa on-line com 2.746 entrevistados constatou que apenas 5% dos participantes aprovam a atual proposta para o novo LACMA, projetada por Peter Zumthor. A pesquisa também permitiu ao público revisar e votar nas seis principais propostas que resultaram do concurso internacional de ideias “LACMA Not LackMA”. As seis equipes selecionadas são Barkow Leibinger, Coop Himmelb(l)au, Kaya Design, Paul Murdoch Architects, Reiser + Umemoto e TheeAe. Destas, três propuseram construir um edifício inteiramente novo, euquanto que outras três recomendaram trabalhar com o conjunto arquitetônico existente.

Paul Murdoch Architects. Cortesia de LACMA Not LackMA
Coop Himmelb(l)au. Cortesia de LACMA Not LackMA

De acordo com as estatísticas coletadas, houve um empate entre a proposta “LACMA Wing” de Coop Himmelb(l)au, e o “Campus Unificado”, de Paul Murdoch Architects, ambos propondo novas estruturas. Por outro lado, “Reimagining / Reestruturing” de Kaya Design foi escolhido por aqueles que preferem a ideia de transformar os edifícios existentes.

Kaya Design. Cortesia de LACMA Not LackMA

É evidente que o público amante da arte e da arquitetura considera que os planos do LACMA carecem muito do espaço necessário para honrar a coleção enciclopédica do museu. [...] Ao contrário do processo fechado do LACMA, queríamos que o público – os contribuintes do condado de Los Angeles – expressasse sua opinião sobre um projeto que reduz o espaço para exposições e cria um buraco orçamentário para o condado no momento em que os serviços essenciais carecem de fundos. - Joseph Giovannini, copresidente da The Citizens’ Brigade to Save LACMA.

Cortesia de LACMA Not LackMA

A pesquisa também destaca que 50% dos entrevistados concordam que os edifícios existentes “deveriam ter sido preservados” ou “reformados, atualizados e usados como base para a ampliação do museu”. Além disso, 35% disseram não se importar com a reutilização das edificações existentes e preferem um novo edifício, desde que este seja grande o suficiente para conter as coleções. 

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Projeto de Peter Zumthor para o LACMA recebe apenas 5% de aprovação do público" [Recent Poll Shows that Only 5% Approve Zumthor LACMA Scheme] 03 Jun 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/940676/projeto-de-peter-zumthor-para-o-lacma-recebe-apenas-5-percent-de-aprovacao-do-publico> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.